domingo, 12 de agosto de 2007

A empresa

O Jornal Diário de Canoas (DC) iniciou suas atividades em 15 de junho de 1992. Situado na rua Domingos Martins, Centro da cidade, o veículo conta com cerca de 100 funcionários e 30 colaboradores externos. A empresa atua no ramo jornalístico, dividida nos setores de redação, circulação e comercial. Seu produto principal é o jornal, impresso diariamente, com notícias locais de Canoas e Nova Santa Rita.

Com cerca de 40 mil leitores, representa o principal veículo de comunicação de Canoas, sendo o único jornal diário da cidade. A equipe é formada por profissionais de jornalismo, telemarketing, contatos comerciais, vendedores e núcleos de apoio (entregadores, motoristas, telefonistas, serviço de limpeza e segurança).

Nos 15 anos de existência, o DC tem conquistado cada vez mais seu espaço junto à comunidade. A partir de junho de 2007, adotou o slogan “Nossa vida em forma de um jornal”, num processo de reposicionamento da marca. Com isso, passa a adotar uma linha de trabalho que promove a identificação de leitores e assinantes efetivos e potenciais, aproximando fatos e informações da sua realidade.

O conteúdo das cerca de 40 páginas é dividido nas editorias de Geral, Esporte, Política, País/Mundo, Polícia, Variedades e Social. O veículo conta também com as colunas Observatório (notas diversas), Era Assim (fotos antigas), Comunidade (espaço aberto para reclamações), Ponto de Vista (postagem de opiniões pessoais), opinião (publicação de artigos), charges (Tacho e Sinovaldo), Empresas (notas relacionadas) e Estilo (espaço assinado por colunista de moda). Há, ainda, a produção do caderno Viver Bem (com temas variados sobre saúde), especiais (matérias temáticas e datas comemorativas) e do projeto Vida da Gente (projeto direcionado aos bairros da cidade).

A empresa faz parte do Grupo Editorial Sinos (GES), que é formado por doze veículos de comunicação: seis jornais impressos (Jornal NH, Jornal VS, DC, Jornal Exclusivo, ABC Domingo e Diário Indústria e Comércio), duas revistas (Revista Lançamento, Exclusivo On line) dois provedores de Internet (Sinos.net, Sinos Corp), rádio ABC (900 am), e serviços para Terceiros (SPT).

A estruturação do GES passa por três níveis hierárquicos: estratégico (diretoria geral e diretoria operacional), tático (gerentes, conselho administrativo, marketing e recursos humanos), operacional (administrativo, redação, comercial, circulação e núcleos de apoio). A direção do grupo é centralizada em Novo Hamburgo, onde funcionam conjuntamente os veículos da cidade (com exceção do DC e Jornal VS, ambos com estrutura própria em Canoas e São Leopoldo, respectivamente). A sede de Novo Hamburgo concentra também administração, marketing, parque industrial e informática.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá jornalista Cláudia Boff!
Gostei muito do seu blog, seus textos são muito bem escritos e têm um conteúdo muito interessante.
Parabéns!
Bjos, Letieri