Por meio dele, uma unidade móvel (trailer) é deslocada para um espaço público de determinado bairro, onde durante uma semana fica em contato com a comunidade. Diariamente, a equipe de reportagem produz uma página com as sugestões recolhidas, enquanto a equipe comercial faz a divulgação e venda de assinaturas. No final da semana, o resultado da venda de anúncios culmina num caderno especial sobre o bairro escolhido.
Paralelamente, um novo projeto gráfico acompanhou essas mudanças com a ampliação de fotos e redução do conteúdo. A popularização do veículo buscou torná-lo mais competitivo a jornais como Correio do Povo, O Sul e Diário Gaúcho. De acordo com a equipe de Marketing do GES, este novo posicionamento busca promover a identificação de leitores e assinantes efetivos e potenciais, aproximando fatos e informações com a realidade de Canoas e Nova Santa Rita.
A identificação com a comunidade, que é característica dos veículos do GES, foi tema do novo slogan comemorativo aos 15 anos do DC: “Nossa Vida em forma de jornal”. Dentro da política do GES, definem-se as diretrizes do negócio, princípios seguidos pelo veículo além da missão e visão da empresa:
Pontos Fortes
- Atendimento;
- Proximidade com a comunidade;
- Localização;
- Infra-estrutura;
- Relacionamento com os clientes;
- Credibilidade Institucional;
- Ações sociais e ambientais;
- Imagem consolidada;
- Benefícios para funcionários.
Pontos Fracos
- Sucateação de Equipamentos;
- Treinamento de pessoal;
- Banco de Horas;
- Falta de padronização dos procedimentos;
- Centralização de informações nos setores;
- Comunicação Interna;
- Número insuficiente de funcionários;
- Falta de ações para fidelização dos clientes;
- Reclamações na entrega dos exemplares;
- Fechamento das edições às 21h;
- Correção das páginas e erros de informação;
- Problemas na rede interna, equipamentos e fornecimento de energia.
Ameaças
- Concorrência;
- Oscilações da economia;
- Redução da base de assinantes;
- Crescimento de outras mídias como televisão, rádio e Internet;
- Problemas de relacionamento com stakeholders;
- Instalação de processos na Justiça;
- Ameaça e perseguição por determinado posicionamento;
- Assaltos, roubos e seqüestros;
- Greves;
- Problemas de saúde e morte;
- Ação Trabalhista;
- Cancelamento da concessão do jornal;
- Censura.
Oportunidades
- Informações em off aos jornalistas;
- Furos jornalísticos;
- Agenda de contatos;
- Premiações;
- Destaque no mercado;
- Parcerias;
- Investimentos e patrocínios.
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