domingo, 12 de agosto de 2007

Radiografia e Auditoria de Imagem

No dia 15 de junho de 2007, o jornal Diário de Canoas completou 15 anos de existência. Em fevereiro deste ano, iniciou o processo de reposicionamento da marca no mercado, onde o veículo passou por um período de reestruturação visando o crescimento da base de assinantes. Para isso, editorias como polícia, esportes e comunidade foram ampliadas criando-se espaços para a participação do leitor como o projeto “Vida da Gente” .

Por meio dele, uma unidade móvel (trailer) é deslocada para um espaço público de determinado bairro, onde durante uma semana fica em contato com a comunidade. Diariamente, a equipe de reportagem produz uma página com as sugestões recolhidas, enquanto a equipe comercial faz a divulgação e venda de assinaturas. No final da semana, o resultado da venda de anúncios culmina num caderno especial sobre o bairro escolhido.

Paralelamente, um novo projeto gráfico acompanhou essas mudanças com a ampliação de fotos e redução do conteúdo. A popularização do veículo buscou torná-lo mais competitivo a jornais como Correio do Povo, O Sul e Diário Gaúcho. De acordo com a equipe de Marketing do GES, este novo posicionamento busca promover a identificação de leitores e assinantes efetivos e potenciais, aproximando fatos e informações com a realidade de Canoas e Nova Santa Rita.

A identificação com a comunidade, que é característica dos veículos do GES, foi tema do novo slogan comemorativo aos 15 anos do DC: “Nossa Vida em forma de jornal”. Dentro da política do GES, definem-se as diretrizes do negócio, princípios seguidos pelo veículo além da missão e visão da empresa:


Pontos Fortes
  • Atendimento;
  • Proximidade com a comunidade;
  • Localização;
  • Infra-estrutura;
  • Relacionamento com os clientes;
  • Credibilidade Institucional;
  • Ações sociais e ambientais;
  • Imagem consolidada;
  • Benefícios para funcionários.

Pontos Fracos

  • Sucateação de Equipamentos;
  • Treinamento de pessoal;
  • Banco de Horas;
  • Falta de padronização dos procedimentos;
  • Centralização de informações nos setores;
  • Comunicação Interna;
  • Número insuficiente de funcionários;
  • Falta de ações para fidelização dos clientes;
  • Reclamações na entrega dos exemplares;
  • Fechamento das edições às 21h;
  • Correção das páginas e erros de informação;
  • Problemas na rede interna, equipamentos e fornecimento de energia.

Ameaças

  • Concorrência;
  • Oscilações da economia;
  • Redução da base de assinantes;
  • Crescimento de outras mídias como televisão, rádio e Internet;
  • Problemas de relacionamento com stakeholders;
  • Instalação de processos na Justiça;
  • Ameaça e perseguição por determinado posicionamento;
  • Assaltos, roubos e seqüestros;
  • Greves;
  • Problemas de saúde e morte;
  • Ação Trabalhista;
  • Cancelamento da concessão do jornal;
  • Censura.

Oportunidades

  • Informações em off aos jornalistas;
  • Furos jornalísticos;
  • Agenda de contatos;
  • Premiações;
  • Destaque no mercado;
  • Parcerias;
  • Investimentos e patrocínios.

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