domingo, 12 de agosto de 2007

Preparo do Porta-Voz

O porta-voz deve ser a principal, e preferencialmente a única, fonte emissora de informações para o público externo. Por isso, a pessoa deve estar preparada para atender a mídia, utilizando-a a seu favor.

Kisyohara (2007) diz que como representante da organização, o porta-voz deve ter “profundos conhecimentos da empresa, de seus negócios, de seus produtos e marcas, do problema que desencadeou a crise, e do plano de gerenciamento de crise”.

No caso do Diário de Canoas, pelo amplo conhecimento que possui do veículo, o Gerente Geral do DC, José Antônio Lucchese Gusmão, representa a primeira opção para ser o porta-voz da empresa. Na ausência do mesmo, sugere-se o Coordenador do Núcleo de Planejamento e Marketing do GES, Marcelo Foletto.

Marconi (apud CARVALHO, 2007) indica que é dever deste profissional evitar as contradições evitando que funcionários e outras fontes próximas ofereçam detalhes da história - que nem sempre são de interesse da empresa divulgar.

De acordo com Villafañe (apud CARVALHO, 2007), cabe ao diretor de comunicação - que possui mais experiência na relação com jornalistas - o papel de escolher quem ocupará o cargo. A preparação do porta-voz é feita periodicamente pela equipe de comunicação, através de formações específicas como o media training.

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