domingo, 12 de agosto de 2007

Planejando e gerenciando Crises na Organização

Para que uma organização esteja preparada para enfrentar uma crise é necessário que esteja munida de um Manual de Gerenciamento de Crise. Baseado nos problemas e possíveis ações de comunicação para o Diário de Canoas, acompanhe, a seguir, o planejamento proposto para os públicos desta instituição:

A partir do momento em que uma crise corporativa se instala numa organização, a empresa precisa lidar com o problema real e com a percepção de terceiros (como colaboradores, governo e imprensa). Rugo (apud CARVALHO, 2007) afirma que “o objetivo durante a crise é agir o mais rápido possível, minimizando os danos”.

Segundo Kisyohara (2007), o primeiro passo é acionar os membros da equipe multi-funcional de crise. Eles devem analisar a situação, identificar as causas do problema e possíveis respostas tomando decisões contínuas até chegar à solução satisfatória para a crise. Nesse momento, deve-se colocar em prática os planos elaborados previamente, quando pertinentes à situação.

Nenhum comentário: